segunda-feira, maio 21, 2012

5 brincadeiras para animar as festas infantis!

 Em festa infantil não pode faltar bolo, docinho, música e, claro, muita diversão. Criar atividades recreativas pode ser uma boa maneira de entreter e envolver as crianças no clima da comemoração. Para isso, o primeiro passo é pensar em brincadeiras simples e fáceis de executar. Em seguida, planejar o tempo de duração e o espaço necessário para cada atividade. Depois, chame crianças da mesma idade e está armada a festa!




1. Dança das Cadeiras
A brincadeira clássica de todas as festas infantis. Será preciso ter uma cadeira a menos que o número de crianças que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 8 crianças, deve-se ter 7 cadeiras. Coloca-se uma música e as crianças andam em volta de cadeiras. Quando a música parar é só correr e tentar sentar, se não conseguir, sai da brincadeira. Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 8 crianças e 7 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 7 crianças e 6 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e um vencedor.


2. Comida Brasileira
“Vai começar, a brincadeira, da comida, brasileira.
Só bate palma, se for comida.
Arroz, feijão, batata, macarrão, biscoito, manteiga, jacaré”.
Esta brincadeira desenvolve a percepção auditiva e a atenção da criançada.  As crianças devem sentar em círculo no chão junto com os monitores. O monitor começa, então, a cantar e a bater palmas no ritmo da seguinte música: “Vai começar, a brincadeira, da comida brasileira…”. Em seguida, ela vai dizendo nomes variados de comidas e as crianças deverão acompanhar batendo palmas e prestando muita atenção, pois, entre os vários tipos de comidas, o monitor dirá na sequência alguma palavra que rime com o nome da comida mas que não se possa comer. “Arroz, feijão, macarrão, batata, BARATA…” A criança que bater palma nessa hora sai da brincadeira ou paga algum “castigo”. A brincadeira continua até sobrar somente 1 participante.


3. Estátua
Podem brincar quantas crianças quiserem. Escolha uma pessoa para comandar a brincadeira. Coloca-se uma música e as pessoas ficam dançando. A pessoa que está no comando deverá parar a música quando quiser e deve ficar fazendo brincadeiras, para conseguir fazer com que alguém se mexa ou sorria. Quem se mexer perde e deverá ser o próximo a comandar.


 4. Estouro de Balão
As crianças se divertem com o estouro de balões! Os participantes recebem um balão atado no tornozelo. Cada um deverá cuidar do seu e ao mesmo tempo tentar estourar o balão do outro com o pé. Será vitorioso aquele que conseguir estourar os balões do adversário e permanecer com o seu inteiro.


5. Tapete Twister
O tapete twister é uma brincadeira muito legal e envolvente para as crianças, estimulando também o aprendizado de diversas formas, como cores, direita e esquerda, partes do corpo, equilíbrio e noção de espaço. Coloque o tapete do jogo em um ambiente espaçoso e arejado. Um jogador será o responsável por rodar a seta que indica as posições que os outros participantes deverão assumir. Ex: Pé direito no azul. Um jogador de cada vez ou todos ao mesmo tempo cumprem o posicionamento sorteado. É aí que a brincadeira começa a ficar engraçada e divertida! Após algum tempo, os jogadores estarão entrelaçados, dificultando a movimentação devido à escassez de círculos coloridos. Perde quem cair ou apoiar qualquer outra parte do corpo, exceto mãos e pés, no tapete.


fonte: http://babies.constancezahn.com/





Magazine da Criança Uberlândia
TELEFONES: (34) 3210-6880 (34) 3212-4653
**************************************************** 
Av. Cipriano Delfavero, 363 - Uberlândia - MG

2 comentários:

  1. Ótima ideia também seria alugar um telão com jogos de dança do xbox como os que esta empresa faz. http://xboxdanceparty.com/

    ResponderExcluir